Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Morte das abelhas: confira o link abaixo

Uso incorreto de agrotóxicos é a principal causa da morte de abelhas http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/10/uso-incorreto-de-agrotoxicos-e-principal-causa-da-morte-de-abelhas.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Reportagem sobre agrotóxicos: confira!

http://m.zerohora.com.br/524/gdi/8614068/ceasa-vende-alimentos-com-agrotoxico-proibido-inadequado-ou-acima-do-permitido

Informativo sobre as abelhas


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Curiosidades sobre as abelhas

Você sabia que?
-Uma abelha rainha chega a botar mais de dois mil ovos por dia.
-Uma abelha rainha pode viver até cinco anos enquanto uma operária vive apenas dois meses. 
-As abelhas possuem cinco olhos. 
-Uma colmeia de tamanho médio pode abrigar até sessenta mil abelhas. 
-Uma abelha pode ir a dez flores a cada minuto. 
-Elas recolhem o néctar das flores com a língua e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta. 
-Para produzir um quilo de mel as abelhas precisam visitar cinco milhões de flores. 
-Mesmo que voe dois quilômetros longe da colmeia, a abelha nunca erra o caminho de volta.
-Os zangões são expulsos quando não conseguem fecundar a rainha.
-Abelhas morrem após picar alguém, porque parte do abdômen delas é arrancado junto com o ferrão. 
-As larvas alimentadas com mel e pólen se transformam em abelhas operárias.
-Uma abelha carrega o peso 
-Três das vinte e quatro espécies de abelhas registradas no Rio Grande do Sul estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.









Fonte: www.maiscuriosidade.com.br

Práticas amigáveis aos polinizadores

  A redução das populações de polinizadores nativos já foi constatada devido a diferentes causas como queimadas, uso de agrotóxicos e mudanças impostas ao meio ambiente.
   O que podemos fazer para ajudar as abelhas?
-Manter ou fornecer locais para construção de ninhos, como manter áreas de reservas próximas as reservas, matas ciliares e certas vivas.
-Fornecer fontes de alimento, como jardins, hortas e pomares que são fontes de flores.
-Utilizar agrotóxicos de forma adequada, preferencialmente menos tóxicos.



     Fonte: Abelhas na polinização da canola: benefícios ambientais e econômicos
               Sidia Witter, Patrícia Numes Silva e Betina Blochtein.

O que pode influenciar na morte ou no sumiço das abelhas?

  A morte ou sumiço das abelhas pode ser causado por diferentes fatores. Um dos principais causadores desse fenômeno pode ser o uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações, que matam não somente as pragas mas também afetam os polinizadores, principalmente as abelhas. A falta de fiscalização dos órgãos competentes sobre a origem, o manuseio, a estocagem e o destino final dado às embalagens contribuem para que isso ocorra.
    O veneno aplicado sem controle é um risco mesmo quando a colmeia não morre, pois pode afetar a capacidade da abelha de voar ou de reconhecer a fonte de alimento. Os neonicotinóides são os inseticidas mais utilizados no mundo, prejudicam uma grande diversidade da vida salvagem e são responsáveis pela diminuição da população de abelhas e outros polinizadores. Uma pequena quantidade pode matar muitas abelhas.
   Outros fatores que contribuem para a morte ou sumiço das abelhas são as queimadas, a destruição do habitat natural e as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.
    A morte das abelhas pode afetar drasticamente a produção de alimentos no mundo.


Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br
           www.ecycle.com.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Visita AGA

Visitamos à Associação Gaúcha de Apicultores, conversamos com o funcionário Rodrigo que nos explicou o trabalho realizado pela Associação, que recebe amostras de mel de pequenos apicultores, envia para análise na UFRGS para verificar a sua adequação para consumo. Eles também são responsáveis por envasar o mel e entregar aos produtores para a venda.





Convite

Convite para divulgação das nossas descobertas sobre as abelhas...multiplicando aprendizagens!





terça-feira, 22 de novembro de 2016

Horta Comunitária

Visita à horta comunitária da Lomba do Pinheiro para aprender sobre o cultivo de produtos orgânicos e sua importância para o nossa saúde e o  bem estar das nossas amigas abelhas!Conversa com o professor Flávio e entrevista para a TV-UFRGS.







Visita ao laboratório de apicultura, Faculdade de Agronomia UFRGS

Conversa com o professor Aroni Sattler, engenheiro agrônomo especialista em apicultura.



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A importâncias das abelhas: sem abelhas sem alimento!

       
   As abelhas são os agentes mais adaptados, mais eficientes e mais importantes no processo de polinização,responsáveis por 30% da polinização no mundo, garante a produção de frutos, sementes e a reprodução de diversas plantas.Outros animais que também contribuem com a polinização, assim como as abelhas são as vespas, as borboletas, os pássaros, os beija-flores, os pequenos mamíferos e os morcegos.  As abelhas visitam uma grande variedade de flores coletando o pólen e o néctar. Elas são responsáveis pela polinização de plantas como: abobrinha, melancia, maracujá, berinjela, maçãlaranja, pitanga,  jabuticabas entre outras. 


Referências: www.ecycli.com.br
                     www.semabelhasemalimento.com.br



segunda-feira, 14 de novembro de 2016

E como se organizam as abelhas?

As abelhas são insetos que vivem em colmeias. São organizadas em castas: a rainha, o zangão e as operárias.
As larvas alimentadas com geleia real transforma-se em rainhas.  A rainha é mãe de todas as abelhas e é responsável pela postura de ovos, elas são maiores e possuem um abdômen comprido. Podem viver até 5 anos. 
 As operárias são menores, possuem patas curtas e abdômen redondo. Vivem em torno de 2 meses. Buscam alimento e água, coletam pólen e néctar, moldam a cera na construção dos favos, produzem mel e alimentam a rainha. As larvas alimentadas com mel e pólen se transformam em operárias.
 Os zangões tem a função de reproduzir, não possuem ferrão, são maiores que as operárias. Poucos zangões são mantidos na colmeia, na falta de alimentos eles são expulsos. 

Resultado de imagem para imagens de abelha


Referências:http://www.infoescola.com/ecologia/sociedade-das-abelhas/

Abelhas mortas na Escola!

    No dia 27 de outubro no final do turno da manhã observamos a presença de muitas abelhas mortas na quadra da escola. Havia chovido muito na noite anterior e achamos que talvez isso pudesse ter causado essas mortes. Conversamos com a direção que não soube apontar um motivo específico para isso. Após conversamos com o Ernandes, professor de ciências da Escola, que informou que a casa vizinha teve problemas com abelhas algumas vezes. De acordo com seu relato os bombeiros foram chamados mas não compareceram, pois não atendem mais essa demanda. Procuramos a vizinha algumas vezes para saber se houve a aplicação de venenos nas abelhas mas ela não soube informar,pois muitas pessoas residem nesse terreno. Em busca de resposta!





  

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PRIMEIRO TRABALHO DE CAMPO PARA A PESQUISA

   No dia 12 de outubro fizemos nossa primeira saída para coletarmos informações para nossa pesquisa.Visitamos o sítio do sr. Luis Girotto localizado no bairro Lami em Porto Alegre. Ele é um pequeno apicultor que possui algumas colmeias com as quais trabalha pessoalmente. Lá iniciamos o contato com o maravilhoso mundo das abelhas.
    Seu Luis é um apaixonado pelas abelhas desde criança. Nos contou que quando pequeno costumava sair para o mato em busca de colmeias, pois seu sonho era levar ''um caminhão de mel'' para sua mãe. De acordo com Seu Luis as abelhas são a cooperativa mais organizada que existe na natureza e são muito importantes para nós, pois são fundamentais para polinização. Segundo seu relato os agrotóxicos e o cultivo de transgênicos são muito prejudiciais para as abelhas e se mostrou muito preocupado com esta questão,  na sua experiência presenciou a morte de muitas colmeias devido ao uso indiscriminado desses produtos.                                  






quarta-feira, 9 de novembro de 2016


BEEATRIZ, NOSSA AMADA MASCOTE


O QUE É O ABEELHANDO?
 O Abeelhando é um projeto que está sendo construído com o objetivo de divulgar os estudos realizados pela equipe de robótica da EMEF Afonso Guerreiro Lima, visando contemplar a proposta apresentada pela First Lego League, bem como aprofundar o conhecimento sobre o universo das abelhas.
POR QUE AS ABELHAS?
 Por considerar um tema original e diversificado que engloba aspectos significativos e fundamentais para existência humana.
COM QUAL OBJETIVO?
 Conscientizar as pessoas que as abelhas não são somente produtoras de mel, mas também importantes agentes da natureza, sem os quais nossa sobrevivência estaria ameaçada.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016


Equipe Guerreiro
Integrantes: Manoela Scheibler, Juliana Gomes, Ana Nunes, Andrielli Ribeiro, Khetelyn Berlim.
Técnicos: Patricia Bandeira e Leonardo Nunes.