A morte ou sumiço das abelhas pode ser causado por diferentes fatores. Um dos principais causadores desse fenômeno pode ser o uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações, que matam não somente as pragas mas também afetam os polinizadores, principalmente as abelhas. A falta de fiscalização dos órgãos competentes sobre a origem, o manuseio, a estocagem e o destino final dado às embalagens contribuem para que isso ocorra.
O veneno aplicado sem controle é um risco mesmo quando a colmeia não morre, pois pode afetar a capacidade da abelha de voar ou de reconhecer a fonte de alimento. Os neonicotinóides são os inseticidas mais utilizados no mundo, prejudicam uma grande diversidade da vida salvagem e são responsáveis pela diminuição da população de abelhas e outros polinizadores. Uma pequena quantidade pode matar muitas abelhas.
Outros fatores que contribuem para a morte ou sumiço das abelhas são as queimadas, a destruição do habitat natural e as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.
A morte das abelhas pode afetar drasticamente a produção de alimentos no mundo.
Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br
www.ecycle.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário